quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Shadow of the Colossus

Jogo que entrou na lista dos 5 melhores jogos da história de PS2.

''Shadow of the colossus
é um daqueles games q vão ficar gravados na memória de qualquer um que jogá-lo. A sensação de escalar e derrotar um ser tão grande é única, assim como a sensação de desolação e pequenes que aquele mundo passa para vc.'' Wikipédia


Esse jogo magnífico para PlayStation 2 dirigido pelo homem que produziu o clássico ICO para o mesmo console, Fumito Ueda, e com a belíssima trilha sonora de Kow Otani, o game é uma obra prima que só poderia ser encaixado num gênero novo (digamos..."game-artístico") devido a suas características únicas.

A o jogo conta a história de um rapaz que tenta reviver uma jovem mulher (Wanda). Para conseguir tal feito ele segue para a terra dos Colossi: 16 seres gigantescos (com exceção de 2) que habitam o lugar onde se passa o game. Lá ele encontra uma entidade chamada Dormin que se apresenta basicamente por uma voz que mistura a voz de um homem e de uma mulher, como se a tal voz não viesse de uma só pessoa/coisa, mas de várias. Essa voz é quem lhe diz que, para ressucitar a garota, é preciso achar e derrubar os Colossi que vagam pelo mundo. E esse será o único objetivo do jogo: encontrar e matar os Colossi! Isso tudo vai acarretar num final surpreendente e até um tanto triste...

A primeira vista, um mundo que não possui muita interação já é sinal de um jogo fracassado, porém o que acontece é exatamente o contrário. Na busca pelos Colossi você se deparará com um mundo de uma beleza única que supera as expectativas quanto a capacidade do hardware do PlayStation 2. Efeitos de luz incríveis, ambientes variados e que mudam com suavidade conforme se caminha pela imensidão vazia. O efeito do chão quebrando enquanto um colossi tenta esmagar você é, no mínimo "colossal"!

Mas é na batalha contra os seres que dão nome ao jogo que o game mostra a que veio. Cada um dos Colossis possui seu modus operantis, o que quer dizer que nenhuma batalha será igual a outra. Enquanto uns são agressivos e outros só o atacarão caso vc os ataque. Em alguns casos vc precisa derrubar um desses seres para poder escalá-los, outras vezes vc precisa levar o Colossi para um lugar onde vc possa acertar seu ponto fraco ou mesmo fazer com q desçam dos céus para subir em suas costas e acertá-los em pleno vôo. Não há como sentir pena ao ver um ser tão magnífico tombando.

As músicas do jogo são um show a parte e combinam perfeitamente com cada momento. Se vc está enfrentando um dos gigantes, por exemplo, uma música que transmite o temperamento do Colossi e reflete o ambiente começa a tocar. Se for violento a música será violenta se for pacífico como o colossi pássaro por exemplo será tranquila como as águas de um lago...mas não pára por aí! Assim q vc agarra no bicho a música muda para um tom de "escalada", tudo para que o jogador sinta que está superando um grande desafio.

Com uma trama (meio abstrata) que fala sobre sacrifício (sacrifício do garoto,dos Colossi,...), direção de arte surpreendente, trilha sonora perfeita, mecânica de jogo insuperável e, enfim, com um estilo único, Shadow of the Colossus será para sempre um game que nos fará desejar que jogos com conceitos tão originais sejam vistos com mais frequência nas lojas e nas mãos dos jogadores.

Pode acreditar que depois de jogar esse game vc nunca mais verá um chefe de fase como antes!

Nenhum comentário: